destaque

Events Schedule

Home | Collections | Botânica | Banco de Germoplasma

O que é um Banco de Germoplasma?

Os Bancos de Germoplasma são infraestruturas científicas destinados a conservar o património genético das plantas, sob a forma de sementes, DNA, tecidos, etc. A conservação de germoplasma é um complemento da conservação in situ, proporcionando um “seguro” contra a extinção das espécies no seu habitat.
Na Europa, mais de um quinto das reservas genéticas estão ameaçadas em resultado de alterações da paisagem e do clima e à ausência de medidas de conservação. Neste contexto, a Estratégia Global para a Conservação das Plantas (GSPC) (http://www.cbd.int/gspc/targets.shtml), nomeadamente a meta 8, recomenda a criação de colecções ex situ (fora do seu habitat natural) de pelo menos 75% das espécies ameaçadas, preferencialmente no país de origem e, pelo menos 20%, deverão estar disponíveis para programas de reabilitação ecológica até 2020.

O Banco de Germoplasma do Jardim Botânico do Museu Nacional de História Natural da Universidade de Lisboa
O Banco de Germoplasma do Jardim Botânico do Museu Nacional de História Natural da Universidade de Lisboa (BG.MNHN.UL) tem como objectivo a conservação ex situ da biodiversidade vegetal, particularmente da flora nativa e ameaçada.
Em particular os objectivos do BG.MNHN.UL são:

  1. conservação ex situ da flora
  2. conservação de DNA | funcionar como plataforma para estudos de DNA barcode
  3. fornecer material de origem e qualidade controladas para investigação científica
  4. caracterização da biologia das espécies | aumentar o conhecimento sobre a Flora Portuguesa
  5. genética de conservação | obter informação sobre diversidade genética necessária ao conhecimento da biodiversidade, avaliação do estado de ameaça e desenho de estratégias de conservação biológica
  6. desenvolvimento de programas de conservação in situ (no habitat natural de ocorrência das espécies), tais como a reintrodução e reforço populacional de espécies ameaçadas, e de conservação ex situ, como planos de colheita de sementes.
Imagens instalações BG

O Banco de Germoplasma do MNHN integra uma colecção de sementes (Banco de Sementes António Luís Belo Correia), uma colecção de DNA (Banco de DNA de plantas) da Flora Portuguesa, uma colecção de referência de sementes e de frutos (Espermateca e Carpoteca) e uma colecção de sementes do Jardim Botânico para troca com instituições congéneres (Index Seminum).

Facebook +